Há um ano, meu querido me deixou. Há um ano, transito, pela primeira vez, por um mundo alheio à sua existência, um mundo que não mais se reflete em seu olhar, mesmo que focado em algum horizonte que me era invisível. Há um ano, meu pai se tornou começo, meio e fim: história completada, contada através de memórias e canções; poeira de estrela, fragmentos de vivências, sensações e emoções espalhadas por todos nós que compartilhamos a vida com ele.

Ao longo desse ano, meu coração aquietou, resignou-se, aprendeu a aceitar o inaceitável, a compreender o incompreensível, a não mais procurar razão nos caminhos percorridos por aquele que foi só sentidos. Ao longo desse ano, sem qualquer esforço de minha parte, seu nome se tornou infância e poesia. Tornou-se os cafés da manhã na padaria, as nossas longas caminhadas pelas ruas de Brasília, o cheiro dos livros na estante, o nervosismo ao compartilhar meus primeiros poeminhas, as palavras cruzadas, os óculos sobre a mesa, o jornal matinal e aquela música gostosa vinda do fundo da sala. Sem qualquer esforço de minha parte, sua ausência absoluta me devolveu a presença que eu não conseguia mais agarrar.

Aprendi, então, que amor não carece de entendimento. Não amamos alguém por suas feições, ações, gestos ou palavras. Amamos, puramente, sua essência. E eu, fruto da essência de meu pai, perpetuei, em minha própria, o amor que nele já existia. Por isso, o amei. Por isto, o amo: porque dele nasceu a minha substância e, nela, ele ressoa, infinitamente.

***


Clésio Ferreira – 24/10/1944 – 06/07/2010

***

Hoje, fico com Corda Bamba, música do trio, voz do meu pai.

Para ouvir:  Clodo, Climério Clésio – Corda Bamba

Corda Bamba
(Clodo Climério Clésio)

A vida tá correta reta
A vida tá correndo rindo
A coisa tá roendo sendo
O tempo tá ruindo findo
Eu vou me equilibrando brando
E o tempo vai passando quando
Eu tô comigo ando

Porque o dia a dia trama
E tece sempre o mesmo drama
O amor que a gente ama
Vai morrendo devagar
Carece que se reze a prece
Carece que se apresse o passo
Em outra direção

